Close Menu

Busque por Palavra Chave

Entrevista | Vereador mais votado da história de Lages, ex-comunicador é o pupilo de Esperidião Amin na terra de Raimundo Colombo

Por: Weliton G. Lins
02/08/2018 17:49

Nesta semana, Weliton G. Lins entrevistou Lucas Neves, vereador mais votado da história de Lages e pré-candidato a deputado estadual pelo Progressistas.

Weliton G. Lins: Depois de ser o vereador mais votado da história de Lages, agora você é candidato a deputado estadual. O que representa para você esse desafio?

Lucas Neves: Essa é uma eleição importante. Eu diria que a eleição de 2018 será um divisor de águas na história democrática do nosso país. Essa é uma eleição importante, no sentido de que, a população está com a paciência esgotada com o político. Hoje o político para ir ao encontro da população e fazer o pedido de voto, enfrenta uma série de dificuldades, porque as pessoas estão desacreditadas. Essa bandalheira toda faz com que o descontentamento com a política seja generalizado. A gente não pode se apegar a isso, temos que apresentar propostas diferentes e mostrar que é possível sim fazer um trabalho sério, um trabalho com responsabilidade e, acima de tudo, com verdade. Nós fomos eleitos em 2016, como o vereador mais votado da história de Lages, com 6.192 votos, proporcionalmente entre os vereadores mais bem votados do Estado, e a gente conseguiu fazer a diferença, fazer com excelência. Eu coloquei um gabinete móvel para visitar os bairros, inclusive sendo multiplicado para outras cidades catarinenses, tornando-se finalista no prêmio ‘’Udesc Esag’’ de gestão e transparência pública. Fui eleito 3 vezes o vereador mais atuante, nesses quase 2 anos de mandato, ou seja, a população nos aprovou em 2016, depois nós fomos novamente aprovados pela população nessas pesquisas que foram feitas e isso, obviamente, nos deu gás, para que a gente colocasse o nosso nome a disposição do Progressistas, para representar a Serra catarinense nessa disputa da eleição de 2018. Eu sempre digo, 40 deputados estaduais serão eleitos, com o voto ou sem o voto da população. Então nós temos que reavaliar novamente todos os candidatos e isso que eu dou de conselho para a população. Avalie o candidato e faça uma escolha. O que não podemos é permitir que as pessoas abdiquem do seu direito de cidadão, do seu direito de votar e de fazer uma escolha.

Weliton: Como você avalia a entrada de Esperidião Amin na disputa ao Governo mais uma vez?

Lucas Neves: Eu visitei todos os municípios da nossa região, na região Centro-Oeste. Mais de 30 municípios visitados e o desejo é geral, para que o Esperidião esteja na chapa majoritária e seja o candidato ao Governo do Estado. Você veja bem, ele já foi governador duas vezes, e todo o trabalho que ele fez, com dinamismo, deixou uma marca, o resultado do trabalho dele hoje pode ser visto. Só pra citar um exemplo, foi o governador que fez a Serra do Rio do Rastro durante o mandato dele, implantou-se polícia comunitária, Proerd, fez o Troca-Troca, enfim, beneficiou o agricultor, foi um governador importante para a história de Santa Catarina. Tem mais de 30 anos de vida pública, não está na lista da Lava-Jato, nem da JBS, muito menos da Odebrecht, o que hoje, infelizmente, o fato de não estar nesse tipo de lista, acaba sendo uma virtude para o político. Então, tem preparo, tem experiência, tem o dinamismo que o Estado precisa. Se nos lembrarmos, em 1998, ele pegou o Governo do Estado quebrado, três folhas de pagamento atrasadas e foi o governador que mais valorizou a Educação, mais valorizou o funcionalismo público e até hoje é lembrado pelo funcionário público estadual. Então a gente vê que a necessidade no ano que vem, já que teremos uma dívida do Estado, muito alta, falam se em cifras bilionárias de dívidas, é necessário alguém com experiência, de gestão, alguém com o dinamismo do Esperidião, para colocar a casa em dia. Nós não podemos é fazer aventuras, o Governo do Estado em 2019 não é pra aventureiro. Tem que ser para alguém preparado, que tenha respaldo, que tenha experiência, e na minha visão, esse alguém é o Esperidião Amin.

Weliton: A cidade de Lages, hoje possui líderes, como Raimundo Colombo, Carmen Zanotto, Fernando Coruja. Porém, o Progressistas carece de uma liderança de expressão em Lages. 2020 está aí. Como projeta seu futuro?

Lucas Neves: O meu projeto futuro é ser eleito deputado estadual no dia 7 de outubro e de fazer nosso trabalho com excelência. Sendo eleito deputado estadual, eu não pretendo disputar a prefeitura em 2020. Tenho o sonho de ser prefeito de Lages, ser prefeito da minha cidade, onde nasci, cresci, cidade que a gente ama, que a gente quer ver bem. Mas, sendo eleito deputado estadual esse ano, com certeza em 2020, eu não disputarei a eleição para prefeito. Caso não seja eleito, mas fizer uma boa votação, ter um bom resultado, aí poderemos avaliar a possibilidade de disputar a prefeitura, mas nesse momento, estamos focados em disputar a eleição de deputado estadual.

Weliton: Como você vê o papel da juventude na política?

Lucas Neves: A juventude é de extrema importância. Nós estamos passando por um processo de renovação muito forte. As lideranças estaduais, municipais, num todo, estão sendo renovadas agora, nesse processo político 2016/2020, são anos importantes para que isso aconteça. A renovação é salutar, mas a gente tem que pensar, na renovação, sem deixar de lado, sem descartar aqueles que têm experiência, que é necessário também. Não basta você só ser novo, você tem que buscar também experiência. Mas buscar a boa experiência, as experiências ruins, o jeito velho de fazer política, isso não serve mais, a gente não aceita isso. Eu, por exemplo, não faço isso, no meu trabalho, no que a gente faz agora, durante a campanha que estamos fazendo. Nós adotamos um modelo diferenciado, deu resultado em 2016 e é o modelo que nós vamos seguir com firmeza. Eu sempre conclamo os jovens para que se envolvam com a política. A política precisa das pessoas boas. Tem bastante gente ruim na política, mas talvez tenha tanta gente ruim, porque os bons estão se omitindo.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro